Novos Talentos FNAC Fotografia 2014
A ÁGUA DA LUZ
Rita Pinheiro Braga

A água da Luz é um projecto fotográfico que cruza histórias de vida: a dos moradores da nova Aldeia da Luz, aldeia que vive na região do Alqueva, e que conheci em abril deste ano, com a minha própria vida. Com este trabalho, ao mesmo tempo em que procuro explorar a memória e identidade dos luzenses, procuro também tornar-me espectadora dos meus sentimentos face à minha vida, construindo uma narrativa em que projecto as minhas emoções, relacionadas com uma transitoriedade emocional que efectuo, para a aldeia, suas paisagens e pessoas.

Rita Pinheiro Braga

 

Rita Pinheiro Braga (1984)

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com o curso profissional de fotografia pelo Instituto Português de Fotografia. 

Trabalha na área da fotografia comercial ao mesmo tempo que procura desenvolver projectos de fotografia de autor. É formadora no Instituto Português de Fotografia, no Porto. 

Participou em algumas exposições colectivas em Portugal, como a exposição Revelações, no Museu da Imagem, Braga, e a exposição The Inner Portrait of a Migrant, na Fundação Escultor José Rodrigues, Porto. Frequentou uma residência artística em Berlim e uma residência artística no Museu da Luz, na Aldeia da Luz, com orientação do fotógrafo Virgílio Ferreira, onde iniciou o desenvolvimento do projecto fotográfico A Água da Luz. Vive e trabalha no Porto.