Exposição
A REVOLUÇÃO ESTÁ NA RUA
Fotografias de Stefano Pacini

Stefano Pacini é um repórter fotográfico freelancer italiano, nascido em Maremma, na Toscânia, em 1956.
Iniciou a sua paixão pela fotografia, ainda adolescente. Estudou no Instituto Técnico de Massa Marittima, onde se diplomou em engenharia de minas e, mais tarde, obteve o grau de Mestre na Faculdade de História e Filosofia, da Universidade de Florença. Participou ativamente no Movimento “Decennio Revoluzionario e Creativo”, de 68 a 77.

Começou a fotografar em 1975, no Portugal da revolução. Torna-se fotógrafo profissional freelancer em 1993. Por essa altura fundou, inicialmente em Maremma e mais tarde em Siena, a “Agência Fotográfica 101”, uma associação documentalista de fotógrafos e artistas de vídeo. Atualmente, gere, com Daniela Neri, a escola de fotografia “Cortei dei Miracoli” do Centro de Cultura Contemporânea, em Siena.
As suas reportagens focaram-se na revolução dos cravos em Portugal, na guerra na ex-Jugoslávia, nas condições sociais em Cuba, nos acampamentos de ciganos e no Magrebe. As suas imagens foram publicadas em diversos jornais, livros e revistas.

Em 2004 ganhou um prémio da Região Toscana pela sua atividade na divulgação da cultura.
Colaborou também com a produtora de vídeo “LTMD”, na área da curta-metragem, e com diversas ONG’s.
Já expôs em Lisboa, Havana (Cuba), Mostar (Bósnia-Herzegovina), Milão, Ravenna, Siena, Florença, Massa Marittima, Calabria e Catania, em Itália.

As imagens digitais deste conjunto são uma reportagem realizada por Stefano Pacini, quando tinha 19 anos, aquando de uma viagem a Portugal, em setembro de 1975, onde regista acontecimentos político-sociais, ocorridos em Lisboa.
As fotografias foram tiradas com película FP4 Ilford e uma máquina reflex Yashica 35mm, com objetiva de 50mm.

Esta exposição é o resultado de uma parceria entre a FNAC e o Centro Português de Fotografia e celebra os 40 anos do 25 de Abril.

Deixe um Comentário

*