Exposição
As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy
Desenhos de Juan Cavia e argumento de Filipe Melo

É pouco provável que, nos tempos que correm, ainda haja alguém que não tenha ouvido falar, no mínimo, num dos muitos projetos mirabolantes de Filipe Melo. Seja na curta metragem de terror I’ll See You In My Dreams, na série Um Mundo Catita ou, claro, neste volume de banda desenhada, a sequela de As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, atualmente publicado nos Estados Unidos pela Dark Horse Comics.

Aquilo que começou como uma colaboração improvável entre Filipe Melo e Juan Cavia, diretor de arte e cenógrafo argentino premiado com um Óscar da Academia, consolidou-se e tornou-se numa parceria de sucesso responsável pela publicação de dois livros de banda desenhada – ambos com a chancela da Tinta-da-China – cujos prefácios foram assinados respetivamente pelos realizadores de culto John Landis e George A. Romero.

Os galardões, claro, não se fizeram esperar e as honras também não. As façanhas imaginadas por ambos já lhes valeram prémios no Amadora BD, Troféus Central Comics e a possibilidade de participarem, com quatro histórias originais, numa coletânea intitulada Dark Horse Presents, lado a lado com Frank Miller (Sin City), Mike Mignola (Hellboy) e Dave Gibbons (Watchmen). Esta coletânea, distinguida pelos Will Eisner Comic Industry Awards 2012, é a oportunidade que muitos esperavam para saber mais sobre a infância de Dog Mendonça.

E eis-nos chegados a esta exposição que pretende comemorar todos estes méritos alcançados por Filipe Melo e Juan Cavia e ainda dar a conhecer, para quem não leu as obras, alguns dos desenhos incluídos tanto no livro As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy como na compilação Dark Horse Presents. Desfrutem.

Deixe um Comentário

*