Exposição
AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY
Desenhos de Juan Cavia e argumento de Filipe Melo

As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy é, à semelhança dos anteriores projectos da produtora Pato Profissional, um projecto “extraterrestre” em Portugal. Em 2003, após a produção da curta-metragem de terror I’ll See You In My Dreams, conhecemos, na Argentina, um grupo de jovens criativos ligados ao cinema. Entre eles, estava o realizador Pablo Parés que convidámos a deslocar-se a Portugal em 2005 para escrever aquilo que seria a primeira versão do argumento de Dog Mendonça e Pizzaboy.

Através de Pablo Parés, conhecemos o director de arte e desenhador Juan Cavia que nos introduziu à restante equipa criativa: Santiago Villa, colorista, e Martin Tejada que trabalhou na adaptação do argumento. Encontrámos, neste grupo de artistas argentinos, parceiros de excelência para o arranque de um projecto a longo prazo que passava pelo desenvolvimento da arte dos géneros Fantástico e de Terror em Portugal.

A vontade de “contar a história” levou a que As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, originalmente concebidas como um guião para uma longa-metragem, se transformassem numa novela gráfica que presta um tributo honesto às obras que lhe serviram de inspiração, como Dylan Dog, de Tiziano Sclavi, e Hellboy, de Mike Mignola.

E, assim, chegámos ao livro As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, uma história em que o destino do Mundo é decidido… em Lisboa!

Reunida a equipa criativa e desenvolvendo um trabalho diário, via Skype, de ambos os lados do oceano, foram necessários vários anos para ultimar o primeiro volume do nosso Dog; só faltava uma editora capaz de fazer esta aposta connosco. Uma edição garantida pela Tinta-da-China é, só por si, um facto que nos deixa muito contentes, uma vez que, enquanto editores, são extremamente criteriosos na selecção do seu catálogo. A cereja no topo do livro foi, claro, o prefácio escrito pelo lendário John Landis, realizador do clássico teledisco Thriller, de Michael Jackson. Não poderíamos pedir mais.

Volvidos quase 6 meses desde o lançamento oficial do livro, esta exposição nas lojas FNAC é, não só um tributo a todos aqueles que contribuíram e tornaram este projecto uma realidade, mas também uma comemoração: é para nós uma enorme alegria celebrar desta forma a 3ª edição do nosso projecto.

 Carlos Alves

Deixe um Comentário

*