Exposição
Fotografias de Rodagem do Cinema Português
Arquivo Fotográfico da Cinemateca Portuguesa

Composta por material pertencente ao Arquivo Fotográfico da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, esta série de fotografias de rodagem do cinema português, feitas entre os anos 20 e os anos 70, focaliza-se sobretudo em dois períodos: o período clássico do cinema português, nos anos 30 e 40, e o Cinema Novo, nos anos 60.

A escolha de fotografias foi guiada pela variedade de momentos característicos de uma rodagem: a preparação de um movimento de câmara, a presença de um actor prestes a transformar-se na sua personagem, a construção de um cenário de estúdio, a desolação de certos cenários naturais, os interiores filmados em exteriores nos heróicos tempos do mudo, o realizador reinando sobre a equipa, de megafone em punho, o realizador com o olho no visor, a longa espera entre dois takes, o trabalho de montagem, a presença dos assistentes e dos técnicos, aqueles operários do cinema cujo nome e cujo rosto o público sempre desconhece.

As fotografias de rodagem não são fotografias de filmes, não contêm nunca imagens do filme, mesmo quando o enquadramento é o mesmo. Quem conhecer o cinema português não terá dificuldade em reconhecer certos rostos nestas fotografias. Entre fotografias claramente “de pose” e outras que são certamente “instantâneos”, entre o ar senhoril de certos realizadores e o ar mais informal de outros, esta exposição permite-nos refazer, através de um fio narrativo, diversas etapas de um trabalho que a passagem do tempo transformou noutra coisa.

 António Rodrigues

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

 

Deixe um Comentário

*