Novos Talentos FNAC
HELENA FLORES
PORTUGAL

A fotografia tem sido uma intermitência na minha vida de quase 36 anos a fazer outras coisas: a estudar, em Vila do Conde ou no Porto, onde há década e meia completei o curso de enfermagem; a trabalhar, nessa profissão que ainda hoje me ocupa grande parte dos dias.  Lá em casa, comprámos a nossa primeira câmera SRL durante a lua-de-mel, há 13 anos, assumindo uma paixão comum, familiar, por essa ideia de escrever com a luz. A primeira SRL digital chegou com o nascimento da nossa filha, há seis anos e eu, que vinha alimentando o desejo de fotografar mais, de fotografar melhor, inscrevi-me em 2013 no curso profissional de fotografia do IPF, cujo segundo ano frequento agora, num desafio às minhas capacidades, aos meus limites, e à minha imaginação. Em Agosto de 2014 expus pela primeira vez, em espaço público, nas varandas de uma rua de Caxinas, Vila do Conde. O projeto, Saudade Levada ao peito, incluía um conjunto de 18 fotografias, impressas em tecido de grandes dimensões, sobre o luto e a forma como muitas mulheres desta conhecida comunidade piscatória, onde a minha identidade se inscreve, o vivem: ostentando medalhões com a imagem de entes queridos que prolongam, no tempo, a memória destas pessoas. Fazendo cumprir uma função primordial da fotografia.

ver aqui portefólio

 

Deixe um Comentário

2 Comentários
  • O calor je1 fazia falta, sf3 e9 pena que tenha sido demasiado de uma vez e que as tmeueratpras voltem a baixar em breve.Ponto positivo da baixa de temperatura: Vamos ter mais fotos :)

  • Espero que publiquem parte da memória descritiva (para ver se como um todo ganha a força que não reconheço), porque embora a ideia do tema seja interessante e original, isto é um concurso de fotografia e achei a parte fotográfica muito aquém (podia ter feito o mesmo mas esforçar-se um pouco mais com a parte da fotografia, à excepção de duas das fotografias fica a sensação que qualquer pessoa sem formação ou sem frequentar o curso do IPF poderia ao acaso obter o mesmo ou melhor resultado). Fico a aguardar os comentários dos juri, se for como em anos anteriores.

*