Novos Talentos FNAC Fotografia 2010
IN BETWEEN
FREDERICO AZEVEDO

“É um trabalho que tenho vindo a fazer desde 2005 entre Portugal, Berlim e a Ucrânia. É um trabalho documental pessoal, um diário de viagem.

Comecei a fotografar em 1998. Durante os primeiros anos, dediquei-me ao auto-retrato e à encenação, a cores e a preto e branco. Procurava sítios desabitados aos quais a luz dava uma nova vida, e construía imagens encenadas nas quais a minha presença tinha uma função terapêutica. Longe do olhar do mundo podia tirar a máscara e libertar aquilo que sentia como lado oculto da minha personalidade. Em 2002, fui chamado para ir à tropa. Durante 6 meses, dediquei-me a fotografar os camaradas e a documentar as actividades quotidianas, deixando para trás o auto-retrato. A partir de então, dediquei-me exclusivamente à fotografia documental.

Em 2005, mudei-me para Berlim e continuei a minha procura na área documental. Descobri na vida nocturna da cidade, nos bares antigos, nas zonas de prostituição, e na vida pessoal de amigos que fui encontrando no caminho, uma nova fonte de inspiração para voltar a desenvolver um trabalho de auto-representação. As pessoas que cruzo nesses sítios oferecem-me uma visão mais humilde do ser humano. Os seus retratos são meus espelhos, e neles encontro a libertação e a expressão emotiva que os auto-retratos me proporcionavam antigamente.

Entre 2006 e 2009, tenho viajado pela Europa do Leste (Polónia, Ucrânia, República Checa, Bulgária), expandido a minha procura a novas cidades, procurando, além de bares e de sítios frequentados por locais, pessoas que viviam em condições precárias e com problemas de álcool ou drogas. O meu intento nunca foi ser “voyeur” da vida deles nem mostrar as suas fraquezas como num “freak show”, mas sim vir a conhecê-los convivendo com eles.”

Frederico Azevedo

   

Ver fotografias de Frederico Azevedo