Novos Talentos FNAC Fotografia 2005
IN THE NEIGHBOURHOOD – STREETS FROM NEW YORK
ETSUKO KIMURA

Em poucas cidades é o encontro de culturas tão visível como em Nova Iorque. Em In the Neighborhood: Streets from New York, Estuko Kimura, fotógrafa japonesa residente em Lisboa, apresenta-nos os transeuntes que cruzou nas ruas de Greenwich Village, um bairro histórico nova-iorquino, capturando-os em momentos instantâneos, únicos e irrepetíveis.

Nas palavras da autora, ver estas imagens “é como assistir a excertos de diferentes peças de teatro sobre pessoas comuns em situações comuns. São paradoxalmente encontros ao acaso bem-humorados, cujo pathos nunca se repetirá, mesmo se eu voltar à mesma rua e encontrar a mesma pessoa. Assim, a rua será sempre um palco de novidade e frescura, porque se encontra a cada vez uma pessoa diferente, uma história diferente, uma emoção diferente.”

Esta abordagem da rua, e em especial da rua nova-iorquina, como o palco onde se desenrolam os pequenos dramas da vida quotidiana, tem uma longa tradição. Quem se esquece das imagens capturadas secretamente por Walker Evans no metro nova-iorquino? Ou das composições geométricas de William Klein nas passadeiras e semáforos das ruas da grande maçã? Sem falar em Weegee, prioneiro das imagens-reality, em que a urbanidade intensa e cinemática dos anos trinta aparece condensada em fotografias magnéticas de verdade.