Exposição
Lá Fora/ Cá Dentro
Por Planeta Tangerina

Arrumados na categoria a que, habitualmente se chama non-fiction books, os projetos editoriais de natureza informativa exigem a autores e editores uma maior disponibilidade de tempo, assim como o diálogo e coordenação entre as diferentes partes envolvidas. No entanto, este esforço pode ser interessante e proporcionar aos leitores um tipo de leitura que marca a diferença em relação à informação que hoje se encontra online. Mais conhecida pelo trabalho na área do álbum ilustrado, a editora Planeta Tangerina tem vindo a criar alguns projetos especiais deste tipo: em 2014, com a colaboração de uma equipa de biólogos, publicou Lá Fora, um guia para descobrir a natureza em Portugal, e, já em 2017, com o apoio de uma equipa de neurocientistas, editou uma espécie de livro gémeo do primeiro projeto, um guia chamado Cá Dentro que desafia o leitor descobrir o mundo do cérebro.

Nesta exposição podem ver-se as ilustrações desenvolvidas para estes projetos:

Para Lá Fora, Bernardo P. Carvalho cria três famílias de imagens que, no livro, servem diferentes fins: a primeira, constituída por ilustrações com fundos escuros de aguarela (nos quais, por vezes, surgem intervenções a caneta para destacar personagens ou animais), transporta o leitor para ambientes de descoberta e/ou contemplação da natureza; a segunda, formada por ilustrações de cores planas, tem um cunho mais documental e dá a conhecer bicos, asas, pegadas, rochas ou folhas; a terceira, da qual fazem parte as aguarelas que formam as páginas centrais, aproxima-se mais da ilustração científica para permitir a identificação de diferentes espécies.

Para Cá Dentro, Madalena Matoso usa várias técnicas (como colagens e desenhos a carvão) que são combinadas e trabalhadas digitalmente. Este trabalho, que surge como uma camada posterior à ilustração manual, contribui não apenas para a construção, ao longo de todo o livro, de um mundo visual coerente a nível cromático e gráfico, mas é também capaz, pelas possibilidades que abre, de aumentar o efeito de surpresa nos leitores tão importante num livro desta dimensão. Neste livro, a função da ilustração passa muito por aí — dar materialidade ao que está a ser explicado, trazendo ao leitor exemplos visíveis, sempre com o objetivo de prender a sua atenção. No entanto, se no interior dos capítulos, as ilustrações representam mapas ou situações concretas do quotidiano (e aí o traço é espontâneo, por vezes com texturas a criar fundos de cor), em alguns separadores de dupla página ou quebrando os capítulos, há também ilustrações mais simbólicas e abstratas, com um tratamento visual bem distinto do resto do livro.

Num caso e noutro, Lá Fora e Cá Dentro, as ilustrações não se esgotam nestas breves caracterizações e, ao longo das páginas, os recursos expressivos combinam-se de formas inesperadas, surpreendendo o leitor com soluções que rompem com o que está a acontecer nas páginas anteriores. E tudo isto para quê? Para o leitor mergulhar, ter prazer nesta viagem, continuar a descobrir.

 

Lá Fora: Textos de Maria Ana Dias e Inês Teixeira do Rosário; Ilustrações de Bernardo P. Carvalho; Planeta Tangerina; 1ª edição: março de 2014.

Cá Dentro: Textos de Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa; Ilustrações de Madalena Matosos; Planeta tangerina; 1.ª edição: abril de 2017.

Os comentários estão fechados.