Exposição
MODOS DE (RE)CONHECIMENTO DO TEATRO ATRAVÉS DA IMAGEM
Oficina de Fotografia de Cena

No âmbito do Colóquio “Imagens de uma ausência – Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem”, organizado pelo Centro de Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decorreu em Fevereiro de 2011 uma Oficina de Fotografia de Cena, dirigida pelo fotógrafo Pedro Soares com o objectivo de permitir aos formandos compreender as circunstâncias concretas do espectáculo teatral, para assim poderem dele fazer uma eficaz captação de imagem.

Foram trabalhados o conceito de espectáculo, o estatuto do fotógrafo perante a cena, a análise das variáveis em torno da luz, das suas fontes, da quantidade e qualidade, da cor e sua temperatura. A relação entre o espaço cénico, a compreensão das marcações e as relações do corpo com esse espaço, a importância da luz na criação de atmosfera, a relação do fotógrafo com os intérpretes e outros agentes do espectáculo, a visão imediata, o improviso e o ensaio geral.

Para além das sessões teóricas, os fotógrafos foram convidados para diversas sessões fotográficas em ensaios de teatro de algumas companhias.
A presente exposição pretende promover a partilha do olhar dos fotógrafos que participaram na Oficina de Fotografia de Cena e a sua visão individual, diferente de cada espectador.
É com a partilha deste olhar diferente que celebramos o Dia Mundial do Teatro (27 de Março) e partilhamos com o público da FNAC esta aprendizagem.

Os Fotógrafos
Conceição Agostinho, Gonçalo Barra, José Furtado, Nuno Mota, Pedro Soares, Ricardo Reis, Ruth Rafaela, Sara Gouveia e Vitor Letras.

Agradecimentos
Ao Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Às companhias Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Trindade, Teatro “A Comuna”, Teatro da Cornucópia, Teatro dos Aloés e a todos os Intérpretes.

Deixe um Comentário

*