Exposição
O MEU AVÔ
Ilustrações de Catarina Sobral

Catarina Sobral é reconhecida como um dos maiores talentos da ilustração nacional, junto da crítica e do grande público. O seu álbum de estreia, GREVE, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, e ACHIMPA, o seu segundo livro, foi distinguido, em 2013, pela Sociedade Portuguesa de Autores, como Melhor Livro Infanto-Juvenil, e pelo Festival Amadora BD, como Melhor Ilustração para Livro Infantil.

Em 2014, chegou a vez do reconhecimento internacional. O MEU AVÔ, terceiro livro da autora/ilustradora, conquistou o reputado júri da Feira do Livro Infantil de Bolonha, que lhe atribuiu por unanimidade o Prémio Internacional de Ilustração.

A presente exposição apresenta várias ilustrações do livro, incluindo as premiadas em Bolonha. Numa reflexão subtil sobre o tempo, a memória e os afectos, estas imagens contam a rotina de um avô que desfruta dos prazeres da vida, preenchendo os dias com piqueniques na relva à la Manet e escrevendo (ridículas) cartas de amor como Fernando Pessoa. O seu quotidiano é-nos narrado pelo neto e através da comparação visual com uma rotina contrastante, a do apressado Dr. Sebastião, que às vezes nem tem tempo para sorrir.

A literatura e as artes visuais do século xx constituem-se como as maiores fontes de inspiração de Catarina Sobral, que é também autora de curtas-metragens de animação. Mesmo o passante mais apressado não deixará de sorrir perante as várias referências artísticas que pontuam as suas ilustrações. Jacques Tati, Charlie Chaplin, Fernando Pessoa e Almada Negreiros, entre outros, passeiam por aqui, com toda a elegância e inteligência.

As ilustrações que compõem esta exposição são parte integrante do livro O MEU AVÔ, de Catarina Sobral, publicado pelas edições Orfeu Negro.

Deixe um Comentário

*