Novos Talentos FNAC Fotografia 2004
PALM DIARIES – EXTRACTOS DE UMA AGENDA DE UM QUALQUER INSTANTE
ANTÓNIO LUCAS SOARES

Palm Diaries é uma designação pouco original para uma reflexão sobre um quotidiano também ele pouco original. Pretendi retratar momentos arbitrários (instantes não decisivos...) protagonizados por pessoas normais, em contextos banais.

Estes momentos sugerem horas, minutos ou apenas alguns segundos na vida de pessoas que, apesar de tudo, têm uma agenda com maior ou menor ocupação, mais ou menos intensa. Nestas fotografias apresentam-se extractos dessa agenda ficcionando extractos de vida, de uma forma vagamente inspirada nos haiku japoneses.

O registo fluido das imagens indicia um tempo que se arrasta. Não foi minha intenção captar momentos extraordinários, pelo contrário, captei instantes que poderiam ser o instante seguinte. Há também uma intenção de abstracção nesta fluidez, de que a pessoa ou pessoas retratadas pudessem ser eu ou qualquer um de nós.

Importante também foi tentar mostrar que as coisas são tão importantes como as pessoas no quotidiano. Sem coisas não haveria vida, ou melhor, as coisas são um sinal da existência de vida. Nestas imagens também procuro evidenciar a relação das coisas com as pessoas. Desta teia de relações resulta o quotidiano.

Este pode ser um projecto que dura toda uma vida (fotográfica).

E de todos os lugares. Os quotidianos são os mesmos, seja no Porto ou em Londres ou em Budapeste ou em Bruxelas ou em Praga. É o que se tenta provar nestas fotografias...

 

Ver fotografias de António Lucas Soares