Novos Talentos FNAC
Pedro Guimarães
Portugal

Nasceu a 27 Setembro de 1977, em Braga, onde reside actualmente. É fotógrafo freelancer. Paralelamente ao percurso artístico, colabora como fotojornalista em várias publicações nacionais e internacionais.

É estudante da Universidade do Minho desde 1999. Em 2001, abandonou o 3º ano da Licenciatura de Engenharia de Electrónica Industrial para ingressar em Sistemas Informáticos, que frequentou até 2004. Encontra-se actualmente matriculado no 4º ano daquela licenciatura.

O trabalho que nos traz, Nova China, já esteve exposto na Velha-a-Branca, em Braga, na Casa das Artes, de Famalicão (2005), na 555 Gallery, do Porto, e no Europavox Festival (colectiva), em Clermont-Ferrand, França (2006).

Em 2000, começou, de forma auto-didacta, a sua formação em Fotografia. Em 2004, iniciou o seu trabalho de fotógrafo freelancer ligado a algumas revistas portuguesas e espanholas e lançou-se no projecto Nova China, realizado na República Popular da China, publicado na revista Oriente, da Fundação Oriente. Desde então, tem Carteira Profissional do Jornalista.

Leccionou o curso de Fotografia, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, em Braga, em 2005 e 2006. Foi bolseiro da Fundação Oriente, em 2006, para a produção de projecto fotográfico em países do Extremo Oriente. Também no último ano foi fotógrafo de cena no Theatro de Circo, em Braga e criou o colectivo de fotógrafos OLHONEGRO.

Em 2007, apresentou Reenquadrar, uma encomenda da UNICER, na Gare do Oriente, em Lisboa. Foi seleccionado, este ano, entre os fotógrafos portugueses para participar na “Joop Swart Masterclass 2007″ organizada pela World Press Photo Federation. É finalista do NOTODO Fotofestival, de Madrid, Espanha.

Deixe um Comentário

*