Exposição
Roll Over, Adeus anos 70
Fotografias de José Paulo Ferro

«As imagens que vemos conduzem o leitor a uma viagem num tempo. São imagens snapshot, tiradas no calor do momento e das emoções experimentadas, quer pelos fotografados, quer pelo fotógrafo. Retratam uma geração que reúne gentes de vários quadrantes artísticos, durante a década de setenta e princípios de oitenta.

A preto e branco vincado, retratam a forma como os elementos desta geração, destes grupos, se relacionavam e se encontravam, numa diversidade das situações – cenas de copos, de drogas, mas também de concertos rock, de espectáculos de poesia e artes plásticas, de teatro. Sempre, ou quase sempre, em grande movimentação, as figuras dispersam-se pela frente do fotógrafo, por vezes escondem-lhe parte do campo visual, mas, sobretudo, parecem fundirem-se com o próprio olhar que as representa.

Roll over fica como um retrato de uma época que ainda está (em certa medida estava) por fazer e que sem dúvida gerará outros que o completem; numa época em que a imagem digital faz desaparecer a importância da fotografia e do snapshot pela imensidão de imagens que se podem gerar, este é um arquivo valioso para a memória destes anos e que complementa qualquer história do “rock português”.»

Margarida Medeiros, no prefácio do livro

As fotografias de José Paulo Ferro reunidas nesta exposição fazem parte do livro Roll Over, Adeus anos 70, apresentado por ocasião do lançamento do livro Estro in Watts, Poesia da Idade do Rock, de João de Menezes-Ferreira, na Fundação EDP – Museu da Electricidade, em Lisboa.

José Paulo Ferro [Alcobaça, 1955] é professor de artes visuais, pintor, desenhador e fotógrafo. Vive e trabalha em Lisboa.

Deixe um Comentário

*