Sobre os novos talentos

Sobre os Novos Talentos FNAC

Os prémios Novos Talentos FNAC têm como premissas a liberdade artística e a promoção da diversidade cultural. O projeto Novos Talentos FNAC evidencia o destaque que a FNAC dedica a artistas nacionais promissores nas áreas da literatura, da música e da fotografia. Artistas ainda desconhecidos que se distinguem, no entanto, pela qualidade e inovação do seu trabalho, à margem das correntes, desprendido de estilos e modas.

 

- Na área da Literatura, o Prémio Novo Talento FNAC Literatura tem por objetivo apoiar a criação literária, ao promover autores desconhecidos, afirmando-se, simultaneamente, enquanto promotor cultural e especialista no mercado livreiro. O vencedor deste prémio vê a obra, que colocou a concurso, publicada.

 

- Na área da Música, a FNAC edita anualmente a coletânea Novos Talentos FNAC Música. Esta compilação pretende ser um retrato fiel dos projetos emergentes que habitam a cena musical portuguesa. 

 

Artistas como os Deolinda, Mazgani, Rita Redshoes, Sean Riley & The Slowriders, Anaquim, Samuel Úria, B Fachada, Os Pontos Negros, Orelha Negra, Paus, We Trust, Capitão Fausto e Best Youth obtiveram sucesso após a sua participação nesta coletânea.

 

- Na área da Fotografia, a FNAC lança anualmente o Novo Talento FNAC Fotografia, legitimando o seu papel de especialista nesta área da cultura. Com o objetivo de descobrir jovens criadores, o Novo Talento FNAC Fotografia é atribuído, anualmente, a um portefólio de fotografias inéditas que se distinga pela sua originalidade, excelência técnica, coerência e capacidade narrativa. Durante cerca de 12 meses, as exposições premiadas circulam pelos diversos espaços FNAC nacionais e internacionais.

 

A FNAC consolida, com estas iniciativas, o seu apoio à promoção da cultura portuguesa.